EMEB JOSÉ ANTÔNIO VILAVERDE MOURA

Alegrete, RS, Brazil
A EMEB José Antônio Vilaverde Moura está localizada na Vila Piola, à rua Pedro CarneiroPereira,nª 247.Foi fundada através do Decreto de Criação nª 39/74 de 27 de agosto de 1974.Abriga uma clientela de 332 alunos da Educação Infantil à 8ª série, proporcionando também aos alunos a possibilidade de frequentar o turno inverso, local onde são realizadas atividades pedagógicas em turno diferenciado. PROJETOS DESENVOLVIDO PELA ESCOLA: -Laboratório de aprendizagem -Invernada de Danças -Hip Hop -Karatê -Ballet(em parceria com a UABA) -Banda de Percusão Melódica -Projeto Força no Esporte(parceria com o Exército Brasileiro) EQUIPE GESTORA Diretora-Jeoceana Teixeira Neves Vice-Diretora-Nora Hellen Medeiros Gamino Coordenadora Pedagógica-Aline dos Santos Carvalho Orientadora Educacional-Tânia Regina Dias

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Comemoração Festa Junina

A EMEB Vilaverde Moura realizou atividades referentes à comemoração das Festas Juninas.


Professora: Eloá e sua turma do 3º ano.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário